sexta-feira, 15 de junho de 2007

QUEM TÁ ENTRANDO, DENTRO E SAINDO #1

por Lunara Araújo

1. Por que Arte e Mídia? É mesmo o que você quer?
2. Qual a sua opinião sobre o curso de Arte e Mídia?
3. Quais suas expectativas quanto aos professores e funcionários da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia?

Wdilson Shelldon, turma 2007.2
Minha expectativa como futuro ingresso no curso de Arte e Mídia, creio, não poderia ser diferente de entusiasmada, devido, principalmente, a convicção pela opção que fiz e os motivos que me levaram a ela. Vê-se o curso ganhar prestígio a cada ano, o que é mais um estimulo. Como dúvida tenho apenas o paradoxo: "O Curso é bom ou a mídia sobre ele é boa?".

Iélison dos Santos Barbosa, turma 2007.2
Bem... vamos lá né!?
1. A escolha do curso foi fácil, desde criança gosto de me envolver com arte. (...) Talvez por isso Arte e Mídia seja o que eu quero.
2. Difícil de falar sem estar lá dentro, mas me parece um bom curso. Pouco conhecido, mas bastante "promissor".
3. Acima de tudo profissionalismo.

Ayran Santos, 18 anos, turma 2007.2
1. O curso de Arte e Mídia chamou muito a minha atenção por causa da interação da criatividade em todas formas de mídia e tecnologia, tudo em um só curso. Isso foi o bastante para poder me apaixonar, tanto que estou disposto a deixar a minha cidade! É realmente o que quero para o meu futuro: uma profissão que me proporcione prazer intelectualmente e bem-estar.
2. Até agora tenho como opinião mais concreta a satisfação em cursar Arte e Mídia. Não tenho uma certa noção da universidade, nem do trabalho que ela realiza para capacitar realmente seus alunos. Mas espero que o curso nos favoreça desenvolver o nosso potencial criativo, perceptivo de raciocínio, nos estimulando à criação da cultura e uma visão maior da tecnologia e do mundo.
3. Espero, antes de que tudo, me sentir confortável. Dos professores: o conhecimento e a preparação para o mercado profissional. Dos demais funcionários: a amizade e o companheirismo ante aos anos de estudo e capacitação.


1. Como aluna, qual a sua opinião sobre o curso?
2. Já pensou em desistir?
3. O que pode falar dos professores e funcionários da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia?
4. Onde o curso pode melhorar?

Isabelle Kellen Monteiro Silva, turma 2005.2
1. Acho a proposta do curso muito interessante, ensinar um pouco de cada área para assim forma um "diretor de arte e mídia". Mas ainda sinto deficiência quanto ao corpo doscente, pois temos mais professores da área de música, enquanto as outras áreas ficam com professores substitutos, muitas vezes sem experiência. Quanto à grade curricular, merece uma revisão, pois existem disciplinas que são um pouco repetitivas como os vários "seminários" por exemplo, e existem aquelas disciplinas que teoricamente seriam interessantes, mas na prática são incompletas.
2. No final do período acho que muitos pensam em trancar o próximo, mas desistir mesmo não. Nunca pensei em desistir, mas já pensei sim em trancar um período. Não devido insatisfação com o curso, foi mais por falta de tempo de aproveitar tudo que ele oferece.
3. Os professores da UAAMi estão sempre dispostos a ajudar. Às vezes numa correria ou outra acabam sobrecarregando os alunos e saem sobrecarregados também. Como falei na primeira questão, acho que o que mais falta na UAAMi são professores de outras áreas, os que temos na área de música são excelentes, mas e as outras áreas? Existem sim proessores bons de outras disciplinas, mas por serem únicos para cada matéria, ou especificidade acabam sobrecarregados e sem tempo de atender todas as turmas... Os funcionários são uma exceção dentro da UFCG: sempre simpáticos e dispostos a ajudar no que puderem.
4. Acho que o curso deve rever sua grade curricular, sempre procurando atender as necessidades dos alunos. Procurar especializar professores e contratar novos também. Cobrar mais da Universidade condições tecnológicas, visto que a tecnologia é uma necessidade dentro da nossa realidade de estudantes de arte e mídia. Como sabemos, se o argumento for coerente e conviscente a universidade sempre sede (é só ver o caso dos novos datashows - um pouquinho de insistencia e audácia conseguiu 3 pro departamento).

Rebeca Oliveira, turma 2004.2
1. Acredito que seja um curso inovador e voltado para novas necessidades do mercado.Pessoalmente acho maravilhosa a formação generalista a qual que ele se propõeoferecer.
2. Sim, mas acho que não mais do que qualquer outra pessoa que esteja fazendo qualquer outro curso. Acho natural, diante dos conflitos do mundo moderno, as pessoas questionarem o seu lugar.
3. Acho os funcionários satisfatórios, e quanto aos professores posso citar a dedo os bons...Infelizmente acredito que um grande mal do curso esteja nos professores, falta experiência em alguns, e incentivo e reciclagem em outros.
4. Numa melhor seleção de professores, na interação dele com o mundo, participação de eventos q envolvam nossas áreas de atuação... Principalmente isso.


1. Hoje, como um Diretor em Arte e Mídia, qual a sua opinião sobre o curso?
2. Durante o curso pensou em desistir?
3. O que pode falar dos professores e funcionários da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia?
4. Onde o curso pode melhorar?

Lênio Assis de Barros, 28 anos (2001.2/2005.1)
1. Trata-se de um curso em formação, sem uma identidade formada. Como qualquer curso inovador, necessita de seguidas reformas em diversos setores até achar por tentativa-erro a uma estrutura definida. Resolvemos muitos problemas durante o meu período e fomos privados de inacreditáveis resolvidos pelo período anterior ao meu. Hoje os desafios são outros, e arrisco afirmar que bem menos graves.
2. Nunca, pois a carga horária máxima ainda permitiria uma atividade profissional paralela, um curso de graduação paralelo, ou ambos. Pode-se falar em dúvidas quanto a futuro profissional na área, mas nunca em desistir.
3. Para alguns a unidade parece ser propriedade particular, mas não posso ser injusto com uma maioria de profissionais esforçados e outros abnegados que quase sempre cumprem funções outras às que foram contratados.
4. Mais importante para mim seria repensar o conceito mais fundamental do curso: a formação profissional de diretores multimídia. Me parece que estamos hoje formando diretores em áreas bem específicas, e ainda cheios de vícios criados em cadeiras práticas ministradas antes de uma teoria mais profunda. Acho que pela própria necessidade de atrais candidatos para a sobrevivência do curso, caímos no erro de criar um grande curso de extensão onde alunos fazem curtas antes de saber o que é um roteiro, vídeo-clips antes de storyboards. Cria-se o vício e o curso acaba perdendo o sentido. Acho que esse deva ser o maior desafio para o curso nos próximos períodos: formar verdadeiros diretores multimídia, e não curiosos.

Helton Luis Paulino da Costa, 24 anos (2002.2/2006.2)
1. Bem... o curso de Arte e Mídia, é um protótipo altamente usual para os desafios criativos que a arte nos coloca e a mídia nos impõe! Ainda engatinhando, o curso está pouco a pouco tomando o seu lugar de direito no mercado, fazendo com que os profissionais sejam mostrados, mas sejamos realistas e apontamos que isto está bastante lento, mas esperamos que esses passos de tartaruga, logo, logo, se transformem em galopes de cavalo. Mas para tanto só dependemos de nós mesmos e do nosso conhecimento formando dentro e fora do curso.
2. Sim. Uma única vez, no 4º período. Nada relativo ao curso, mas se tratava de problemas de relação com pessoas da turma que buscavam uma espécie de competição interna entre os trabalhos realizados, mas nada que um afastamento sutil não resolvesse...
3. O quadro de professores da UAAMI já foi maior, mas hoje em dia há um déficit grande de profissionais, não digo capacitados (pois, concursos houveram para isso!), mas não integrados realmente aos ditames do curso, ou porque se ausentaram para fazerem mestrados ou doutorados. A minoria que resta, se desdobra para lecionar disciplinas interligadas, sem perder a direção central dos seus ensinamentos. Já os funcionários estão dando conta do recado na medida do possível, mas uma colocação de mais funcionários habilitados não à serviços gerais e sim à tramites tecnológicos, ajudaria incomensuravelmente.
4. Primeiramente, o curso pode melhorar na composição de sua grade curricular, excluindo algumas disciplinas, aglutinando algumas outras e implementando outras tantas, para um maior crescimento do curso em linhas gerais de raciocínio. Posteriormente, o quadro de docentes deve ser ampliado, possibilitando novas áreas de pesquisa. E finalmente, mas não menos importante, melhor e maior seleção de alunos a partir do teste de habilidade específica, o que resultaria em um número menor de abandonos do corpo discente ao longo do curso.

LUCIANO SOARES MARIZ, 25 anos (2000.2 /2004.2)
1. O Curso tem crescido em diversas áreas, muitas mudanças aconteceram desde que eu saí de lá como aluno, principalmente no que se refere ao foco teórico em conexão com a prática, eu acho que o curso tem muito no que amadurecer muito no que se refere ao enfoque acadêmico e a relação com a prática, observa-se muito pouco o incentivo a pesquisa! A margem de produção de trabalhos científicos no curso é bem pequena e acho que os professores também deveriam incentivar essa face do meio acadêmico.
2. Sim. No 2º período e também no 5º período. A primeira vez: não tava conseguindo enxergar como utilizar a tudo de teoria q havia recebido ate o 2o período (e não dá mesmo para enxergar), mas tive um pouco de paciência e quando cheguei no 3o período pude vivenciar as primeiras disciplinas práticas, foi quando me motivei a continuar (no inicio, não existia produções nem trabalhos muito práticos nos primeiros períodos, o embasamento é em grande parte nos livros).
No 5o periodo, pensei em desistir por problemas / decepÇões pessoais com algumas pessoas da turma...
3. Existe uma interação legal entre o relacionamento entre professores e funcionários da UAAMI, sinto uma maior necessidade de interação interdisciplinar, iniciativa q deveria partir dos professores. Houve um tempo q rumávamos à isso, mas, com o tempo, este propósito se perdeu!
4. Em sua grade curricular. Algumas disciplinas são desnecessárias no curso, outras que são obrigatórias deveriam ser optativa. E assim vai, acho q já nos encontramos no momento de estudar a estrutura do curso e tentar preencher lacunas e aparar algumas arestas.

Nenhum comentário: